quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Moluscos

Cefalópodes

A lula-gigante, conhecido por ser o segundo maior invertebrado existente na terra, perdendo apenas para a lula-colossal. As oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros para os machos e 13 metros para as fêmeas, medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. A lula-gigante tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassado pelo da lula-colossal. As ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. Já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de cachalotes, que são predadores das lulas-gigantes.

Comparação da Lula Gigante(Primeira imagem) com outros seres vivos, a outra lula é a colossal.


Lula Gigante


  Video Sobre a Lula Gigante Assassina das Profundezas





                                  Video em espanhol sobre poliplacófaros

Mexilhões(bivalve), são usados com frequência como indicador de poluição marinha, devido a sua habilidade de filtração aquática como forma de obter nutrientes.
Tal como a ostra, o mexilhão tem a capacidade de produzir pérolas, algumas delas com grande valor no mercado.
·         RECEITA DE MEXILHÕES - 2 kg de mexilhões
·         Salsinha a gosto
·         Cebolinha a gosto
·         3 dentes de alho
·         1/2 copo de vinho branco
·         Coentro a gosto
·         1 lata pequena de extrato de tomate concentrado
·         Pimenta a gosto
·         Sal
1     MODO DE PREPARO – 1. Lave bem os mexilhões e reseve-os
     Em uma panela coloque o vinho e o extrato de tomate, misture até dissolver o extrato no vinho, em seguida junte os mexilhões e o restante dos ingredientes
    Os ingredientes devem ser cortados médios e não bem pequenos
     Feche a panela e deixe cozinhar eta abrir os mexilhões

Caramujo Gigante Africano(gastrópode) - O Caramujo-gigante-africano é uma das maiores espécies, sendo que seu escudo pode crescer até 20 centímetros  e pesar 500 gramas.Devido há uma crise econômica ocorrida no país na década e 80 ele foi introduzido no Brasil como alimento exótico “escargot” ilegalmente via Santos e Paraná.A proliferação do animal foi imediata se espalhando por todo país e levando consigo uma rica fonte de doenças como por exemplo meningite  e de peritonite no qual foi comprovado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-São Vicente) e o Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz, em Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário