quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Moluscos

Moluscos

Corpo mole dá nome ao grupo (mollis=mole)
Seres em sua maioria marinhos, mas também podem ser de água doce ou terrestres.
Caracóis (terrestres) e caramujos (água doce)
Simetria bilateral, triblásticos e celomados

è Partes do Corpo:

Corpo segmentado: cabeça ou região cefáfica, pé e massa visceral
Cabeça: órgãos sensoriais (tentáculos e olhos) e os gânglios cerebrais
Pé:  musculoso ou tentáculos
Massa viceral: principais órgãos (Coração, pulmão, estomago, ...)
Cavidade palial ou manto: um revestimento da massa viceral, que fica entre ele e a epiderme. Onde ficam as aberturas dos sistemas digestor, excretor e as brânquias ou os pulmões (nas espécies terrestres). É nela que se forma a concha interna ou externa, que protege o animal de predadores, contra a desidratação e ajuda a cavar buracos. Exemplos de animais e suas diferentes conchas:
Caracol, o marisco e a ostra (concha externa)
Lula (concha interna e reduzida)
Polvo e a lesma (não tem concha)
Pele produz uma secreção, o muco, que facilita a locomoção.

è Digestão:

 Tubo digestório completo: boca, estômago, glândula digestoria e intestino (se abre pelo anus).
Rádula: semelhante a uma língua com pequenos dentes de quitina =>> apomorfia do grupo àraspar algas e outros alimentos presos em pedras e nas conchas de outros moluscos e enviam para o tubo digestório.
Toda a digestão é extracelular, como a do Ser Humano.
Obs: moluscos filtradores, que se alimentam de plânctons (as ostras e os mexilhões) na tem essa estrutura.

è Respiração:

Existe três formas de respiração dentro do grupo: Pulmonar (terrestres), branquial (aquáticos) e Cutânea (terrestres)
As brânquias, que ficam na cavidade palial, retiram o oxigênio que esta na água, este é levado pelo sangue para todas as células do corpo enquanto o gás carbônico faz o caminho inverso. As brânquias também secretam um muco onde ficam presos algas, protozoários que são levados ate a boca.
Nos terrestres, essas brânquias se transformam em uma câmara cuja parede é irrigada de sangue, funcionando como um pulmão, retirando o oxigênio do ar e em algumas lesmas fazem respiração cutânea.

è Circulação e Excreção:

Tem duas formas de circulação:
Circulação Aberta:  O sangue oxigenado que vem das brânquias, passa pelo coração que se contrai e relaxa, lançando esse sangue para um sistema ramificado de vasos e lacunas (hemoceles) onde estão os órgãos. Transporte de oxigênio auxiliado pelos pigmentos respiratórios (hemocianina ou hemoglobina em alguns). Possui um ou dois átrios, e 1 ventrículo.
Circulação Fechada: Polvo e lula, sangue circula dentro de vasos.

A excreção é feita por metanefrídios. Cada metanefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

è Reprodução

Podem ser tanto hermafroditas, quanto sexos separados, muito raro que aconteça a autofecundação. Há casos onde o animal se comporta como macho por algum tempo, e mude de sexo depois.

Classificação

Bivalve: moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradiça com característica elástica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de água salgada ou doce. 
       
Gastrópodes: animais que possuem concha com morfologia espiralada (caramujos e caracóis), retraindo-se para o interior dessa quando em situações adversas (perigo). Apresentam pés adaptados ao deslizamento sobre a superfície. 
Cefalópode: organismos marinhos, com algumas espécies apresentando concha interna (lula e sépia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentáculos dotados de ventosas. 
       

Poliplacóforos: Os poliplacóforos são popularmente chamados de quítons e vivem aderidos a rochas nas regiões entre marés ou submersas. Sua concha é formada por uma série de oito placas sobrepostas e articuladas, por isso o nome Polyplacophora (do grego polys: muito) .













Nenhum comentário:

Postar um comentário