domingo, 2 de junho de 2013

Briófitas

        
  São representadas principalmente pelo musgo. As briófitas saindo pequeno porte, por causa da falta de estruturas rígidas de sustentação e de um sistema de condução de seiva, o transporte de substancias é feito por simples difusão, já que essas plantas são avasculares.
   O corpo delas não esta totalmente protegido contra a desidratação, já que a cutícula é muito fina, por isso que essas plantas são mais comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do Sol, pois há menos chance de desidratação.
http://www.brasilescola.com/
https://encrypted-tbn2.gstatic.com 
     
  PO gametófito é o indivíduo maior, de vida independente e duradoura, que apresenta rizoides, cauloides e filoides. Ele possui gametângios: o anterídio (produz anterozoides, os gametas masculinos) e o arquegônio (produz a oosfera, o gameta feminino). Na maioria dos musgos, o sexo é separado.
     O esporófito é menos desenvolvido e de curta duração, cresce sobre o gametófito e depende dele para sua nutrição. Nele existem os esporângios, células que por meiose, produzem esporos,
 dando inicio à fase haploide, os esporos são liberados quando a capsula resseca e abre, depois são arrastados pelo vento, germinando a distancia, depois da produção de esporos, o esporófito morre e o gametófito permanece, e por isso a fase dominante é a haploide. Ao germinar, o esporo origina o protonema, que forma rizoides e os gametófitos, fechando o ciclo.
      Muitas briófitas apresentam reprodução assexuada à custa de propágulos, pequenos pedaços da planta que se soltam, são levados pela água e originam novas plantas. A reprodução por fragmentação também é frequente. Mas a mais característica é através de um ciclo haplonte-diplonte.
     Na maioria dos musgos, o sexo é separado (heterotalia) , mas em algumas espécies, os dois gametângios estão na mesma planta (homotalia).
     A presença de embrião justifica a classificação como embriófitos. Ele desenvolve-se por mitoses e forma um esporófito diploide (esporogônio), que se encontra preso ao gametófito pela base, um pedúnculo denominado haste, que possui na sua extremidade a capsula, coberta pelo opérculo. 
Estão distribuídas em três filós principais: briófita, hepáticas e antóceros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário